The Beatles estão de volta! Após vinte e sete anos, uma das bandas mais icônicas da indústria musical lançou uma nova e inédita canção intitulada “Now And Then.” A última vez em que o Fab Four se reuniu para lançar uma música foi em 1995 com “Free as a Bird” e em 1996 com “Real Love.”

Lançada no dia 2 de novembro, esta faixa foi possível com a ajuda da inteligência artificial e apresenta as vozes dos quatro membros da banda: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. A canção se torna a mais recente adição ao catálogo dos Beatles.

Originalmente, a música foi escrita e gravada por John Lennon por volta de 1977 como uma faixa solo. Após a morte de Lennon em 1980, a gravação inacabada ficou arquivada entre as coleções dos músicos. Foi somente em 2022 que o diretor Peter Jackson utilizou a Inteligência Artificial no documentário “Get Back” para isolar a voz de John, o que possibilitou o resgate da demo.

O grupo decidiu então completar as demos de Lennon, incorporando gravações de violão deixadas por George Harrison. Todo o material foi retirado das sessões originais dos anos 90 em colaboração com o produtor Jeff Lynne.

Em uma entrevista recente à BBC, Paul McCartney explicou o processo por trás da criação da música. “Tínhamos a voz de John e um piano, e pudemos separá-los graças à IA. Eles disseram à máquina: ‘Esta é a voz. Este é o violão. Remova o violão.’ Portanto, quando chegou a hora de fazer o que seria a última gravação dos Beatles, era uma demo que John tinha, e conseguimos extrair a voz de John e purificá-la usando a IA. Então pudemos mixar a gravação, como se faz normalmente.”