Rita Lee e Roberto de Carvalho, icônicos parceiros na música e na vida, serão homenageados pela União Brasileira dos Compositores (UBC) ainda este ano. A maior entidade de gestão coletiva de direitos autorais do Brasil concederá o Prêmio UBC à dupla no Teatro B32, na Zona Oeste de São Paulo, no dia 4 de dezembro.

Esta edição será a primeira das oito a ocorrer fora da Casa UBC, localizada no Rio de Janeiro, devido a reformas de ampliação no espaço. Além disso, será a primeira vez que o prêmio reconhecerá dois artistas, sendo um deles in memoriam, já que Rita faleceu em 2023.

O prêmio celebra mais de quatro décadas da carreira da mãe do rock brasileiro e de Roberto, que conta com 146 composições registradas e um legado inestimável para a música.

“Esta edição especial do Prêmio UBC, em seu oitavo ano, sai da Casa UBC pela primeira vez para aterrissar em São Paulo e reconhecer a gigantesca transcendência da obra de Rita Lee e Roberto de Carvalho”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC, em nota enviada nesta segunda-feira (07).

“É uma dupla rara de compositores cujo trabalho conjunto faz parte da vida de todos os brasileiros e influencia o rock e a MPB de maneira definitiva e particular. Para a UBC, sua Diretoria e mais de 70 mil titulares de todo o Brasil, é uma honra anunciar esta justa homenagem”, acrescenta.

Vale destacar que, antes de Rita e Roberto, já foram homenageados pela UBC outros grandes nomes como Gilberto Gil (2017), Erasmo Carlos (2018), Milton Nascimento (2019), Herbert Vianna (2020), Djavan (2021), Alceu Valença (2022) e Caetano Veloso (2023).