Nesta sexta-feira (23), o Globoplay estreia a série documental “MC Daleste – Mataram o Pobre Loco”, que narra a história do funkeiro assassinado que se tornou uma lenda nas periferias do Brasil.

O crime, que completou uma década em 2023, ainda permanece sem solução até hoje. Dividida em quatro episódios, a produção apresenta depoimentos exclusivos de testemunhas, do delegado encarregado do caso, familiares – incluindo os irmãos de Daleste – e colegas que foram influenciados por sua obra, como Glória Groove, MC Livinho e MC Hariel.

Vale ressaltar que Glória Groove utilizou o refrão de “Quem é”, sucesso de MC Daleste, em sua própria canção “Vermelho”, que rapidamente se tornou uma das mais ouvidas do país após seu lançamento em 2022.

Dirigida por Guilherme Belarmino e Eliane Scardovelli, esta série documental também conta com o roteiro de Caio Cavechini.

Daniel Pedreira Sena Pellegrini, conhecido como MC Daleste, tinha apenas 20 anos quando foi morto durante um show no CDHU San Martin, em Campinas, em julho de 2013. As investigações policiais consideraram diversas possibilidades, desde um possível crime passional até desavenças no cenário musical ou motivos relacionados a dinheiro.

O processo criminal, que serviu como base para esta produção do Globoplay, foi arquivado em 2019 devido à falta de provas.