Caetano Veloso receberá a homenagem da União Brasileira dos Compositores (UBC) em 2023. O renomado cantor, compositor, produtor, arranjador e escritor baiano será laureado com o Prêmio do Compositor Brasileiro na sétima edição do Prêmio UBC, marcada para o dia 5 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Neste evento, o ícone da música brasileira também será agraciado com uma apresentação especial e inédita, com direção artística de Zé Ricardo, conhecido por seu trabalho no Rock in Rio e The Town. Diversos artistas de diferentes gerações, cujos nomes ainda não foram divulgados, interpretarão algumas das icônicas canções de Caetano Veloso.

Além disso, o Prêmio UBC proporcionará uma experiência única imersiva no universo do homenageado, com cenografia, culinária e bebidas temáticas. Paula Lima, cantora, compositora e diretora-presidente da UBC, enfatizou a alegria e a honra de homenagear um dos maiores expoentes da música e da arte brasileira. Ela destacou que Caetano Veloso é um artista, pensador, inspirador, inovador, transformador e ativista social, cuja obra singular representa a todos. Caetano é considerado uma figura essencial e fundamental que abrange o passado, presente e futuro.

Com 642 composições registradas, 1988 gravações realizadas e 56 álbuns (de estúdio, ao vivo e coletâneas) lançados, Caetano Veloso se junta a outros notáveis homenageados pela UBC, incluindo Gilberto Gil (2017), Erasmo Carlos (2018), Milton Nascimento (2019), Herbert Vianna (2020), Djavan (2021) e Alceu Valença (2022). Essa homenagem é amplamente merecida e reconhece sua significativa contribuição para a música brasileira.