A cerimônia do Oscar 2021, realizada hoje (25), tem diversos motivos para ganhar um caráter histórico pelas vitórias de “Nomadland”, um dos grandes destaques da noite.

Vencedor da categoria principal, Melhor Filme, o projeto concedeu um importante marco para a carreira de Chloé Zhao, que se tornou a segunda mulher a vencer o prêmio de Melhor Direção. Ao longo de 93 anos, apenas outra cineasta conseguiu este feito: Kathryn Bigelow por “Guerra ao Terror” (2010).

Com seis indicações, o longa venceu em três. Frances McDormand conquistou seu terceiro troféu de Melhor Atriz na premiação. Os prêmios anteriores foram concedidos por sua atuação em “Fargo” e “Três Anúncios para um Crime”.

Ao receber a estatueta ouro pela condução do filme, Chloé se lembrou da infância e trouxe o trecho de um poema chinês que a acompanha durante toda a vida. Confira o discurso completo:

“Que jornada louca fizemos juntos. Ultimamente tenho pensado muito em como sigo em frente diante das adversidades, isso remonta quando era criança. Cresci na China, meu pai e eu memorizávamos poemas chineses clássicos e recitávamos juntos. Um terminava a frase do outro. Um se chama ‘Os Três Personagens Clássicos’. A primeira frase ‘As pessoas a quem dou à vida são inerentemente boas’, me impactou muito quando era criança. Uso muito isso no meu trabalho. Sempre vi bondade nas pessoas que encontrei em todos os lugares do mundo. Esse prêmio é pra quem tem a fé e a coragem de olhar pra si mesmo e pros outros com bondade. Esse troféu é pra vocês, vocês me inspiram”

Baseado em livro homônimo de Jessica Bruder, o filme conta a história de uma mulher (McDormand) de 60 anos que vive como uma nômade moderna após o colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada.

Veja o trailer de “Nomadland”:

Nesta temporada de premiações, a cineasta também se tornou a primeira mulher asiática a ser indicada e a vencer a categoria de Melhor Direção no Golden Globes.

Se ficou curioso com os próximos trabalhos da diretora, saiba que em breve ela vai lançar “Eternos“, uma das próximas aventuras da Marvel nos cinemas. O lançamento está previsto para novembro deste ano.