“Elza Soares & João de Aquino” foi gravado em uma única sessão de estúdio na segunda metade da década de 1990, em data imprecisa, unindo a cantora Elza Soares e o violonista João de Aquino. A gravação foi feita no histórico, e hoje fechado, estúdio carioca Haras pelo técnico de som Nilo Sérgio.

Embora este registro tenha passado mais de vinte anos esquecido em fitas analógicas guardadas em uma gaveta, o álbum finalmente pode ser ouvido em toda sua glória em 2021. A Deck, gravadora responsável pelos dois últimos discos de Elza, “Deus é Mulher” (2018) e “Planeta Fome” (2019), lançou “Elza Soares & João de Aquino” nas plataformas digitais ontem (10).

É possível notar como a gravação é fruto de muita intimidade musical, marcando mais uma colaboração da cantora com o violonista. Aquino foi produtor de discos importantes de Elza, como “Negra Elza, Elza Negra” (1980), além de ter sido seu parceiro de palco em diversos shows desde 1970.

O repertório é composto por clássicos inquestionáveis, de diferentes fases da música brasileira. Tem “Drão”, de Gilberto Gil; “Cartão de Visita”, de Edgardo Luis e Nilton Pereira de Castro; “Juventude Transviada”, de Luiz Melodia; “Como Uma Onda”, de Lulu Santos e Nelson Motta; e muito mais.

Ouça “Elza Soares & João de Aquino”: