Câmara Municipal de São Paulo aprova projeto que adiciona o nome da roqueira Rita Lee ao Parque Ibirapuera.
Publicado em 12 de abril de 2024
Na última quarta-feira (10), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em primeira votação, um projeto de lei que propõe adicionar o nome da cantora Rita Lee, que faleceu em 2023, ao Parque Ibirapuera. A proposta, iniciativa da vereadora Luna Zarattini (PT) e coassinada pelo presidente da Câmara, Milton Leite (União Brasil), sugere renomear o local para Parque Ibirapuera – Rita Lee.
Rita Lee, que frequentou o parque durante toda sua vida, foi velada no planetário do parque e mencionou o local diversas vezes em sua autobiografia de 2016, que se tornou um best-seller. Além disso, o parque aparece em canções como “Vírus do Amor” e “Minas de Sampa” e foi cenário para ensaios fotográficos da artista, inclusive o usado na capa do álbum “Entradas e Bandeiras” da banda Tutti Frutti.
Luna Zarattini destacou a importância cultural de Rita Lee e do parque para a cidade, afirmando nas redes sociais: “Rita Lee e o Parque do Ibirapuera são dois grandes patrimônios paulistanos (…) Menos de um ano depois, nossa sugestão foi aprovada aqui na Câmara e agora estamos lutando pela aprovação em segunda votação e para que o prefeito sancione o projeto”.
A alteração ainda necessita de uma segunda aprovação legislativa e da sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para ser efetivada. Segundo a vereadora, “Rita uma vez disse que ao morrer poderia ter seu nome entregue a uma rua ou praça. Nada mais digno que seu nome esteja presente no Parque Ibirapuera. Um patrimônio dá nome a outro”.