Anitta fala sobre parceria não autorizada com a Melody…
Publicado em 23 de dezembro de 2021
MC Melody prometeu liberar neste fim de semana uma versão alternativa da faixa “Faking Love”, funk de Anitta em parceria com a cantora norte-americana Saweetie. Em seu remix, em ritmo de piseiro, ela dividia os vocais com a garota do Rio e trazia versos inéditos em português.
Antes mesmo de chegar ao público em sua versão completa, todo o material de divulgação de “Fake Amor”, como foi rebatizada, acabou sendo removido das redes sociais por questões de violação ao direito autoral. Anitta, ao tomar conhecimento do que ocorreu, usou as redes sociais para se pronunciar.
“Acabaram de me mandar a versão (ótima) que a Melody fez de ‘Faking Love’. Mas, galera, música não é bagunça e internet não é terra de ninguém quando se trata da propriedade de terceiros”, escreveu. “É automático o algoritmo da minha gravadora derrubar automaticamente qualquer conteúdo postado que tenha minha voz ou imagem e não seja autorizado previamente”.
A cantora também se dirigiu ao pai da artista, responsável por conduzir sua carreira. “Quanto a versão da música sem a minha voz… essa também precisa de autorização da editora (sony) … que todo bom empresário sabe que não se faz por meio do Twitter, e sim entre as editoras por e-mails, ligações etc. Faking Love tem 11 donos. A autorização deve ser enviada formalmente (não pelo Twitter) para essas 11 (eu liberar a minha parte não significa que as outras pessoas vão liberar). E não tem como liberar algo do qual não se tem conhecimento. Então, pai da melody, ADOREI a versão, achei divertida a estratégia de marketing pra bombar com meu nome e me forçar a autorizar (achei meio pânico na TV com a sandalia da humildade) mas a burocracia infelizmente (ou felizmente) ainda deve ser respeitada”.
Para a “malandra”, que não deixou de fazer críticas à hashtag #LiberaAnitta, é necessário seguir protegendo o direito dos artistas e de suas criações.
“Vou adorar liberar a minha parte quando receber um pedido formal. Mas já aviso, para os outros pedidos, que essa tática que foi utilizada não é muito bem vista lá fora nesse tipo de negociação. Mil fake beijos”.
“Faking Love”, a versão original, está em todos os tocadores de música e deve integrar o álbum “Girl From Rio”.